Voluntários Code Club Brasil

Notícias, ferramentas, materiais e muito mais!

Clubes em destaque: Escola Estadual Caetano de Campos – São Paulo!

E tem mais Code Club no Brasil! Agora na cidade de São Paulo, na Escola Estadual Caetano de Campos e graças ao trabalho do Raphael Schlic e do Caio Oliveira através do Comitê pela Democratização da Informática! Os dois nos contaram sobre o voluntariado pelo Code Club Brasil.

10590419_713560022026189_7227540209470023210_n

Code Club Brasil: De que maneira vocês conheceram o projeto? Por que se interessaram pelo ensino de programação para crianças?

Raphael Schlic: Sempre fui muito antenado com a tecnologia e algum tempo atrás estava lendo algumas matérias sobre o tema, acabei achando algumas referências sobre como code.org, codeacademy e acabei achando o Code Club, desde o primeiro momento estava disposto a criar um clube, acabei tentando com um outro voluntário mas infelizmente as agendas não bateram e foi o momento em que o Caio procurou o CDI (Ong no qual trabalho), e vi o perfil nele para tentar e fiz o convite e ele aceitou logo de cara.

Caio Oliveira: Bom, eu também sempre estudei muito sobre tecnologia, faço faculdade de Jogos Digitais, e já há algum tempo me interesso muito pela mudança que os jogos podem trazer para a educação. Então através da AIESEC, organização que eu trabalho, conheci o CDI, e a partir de lá tive o primeiro contato com o projeto, no qual não tive dúvidas em aceitar o desafio. Eu me interessei em ensinar programação para crianças, porque além de formar futuros profissionais da área, acredito que a programação ensina maneiras diferentes de pensar, e estimula o raciocínio lógico, coisas que são fundamentais para a formação de um cidadão.

Code Club Brasil: Como foi o contato com a escola para implementar o projeto?

Raphael Schlic: O CDI tem um atuação dentro de escolas publicas porém o foco sempre foi a utilização do currículo tradicional com o uso da tecnologia. Na escola E.E Caetano de Campos o CDI já estava atuando desde o inicio do ano de 2014, então foi apenas fazer a proposta da criação do Code Club e a escola como já conhecia o trabalho do CDI não colocou nenhuma restrição.

10636028_713560135359511_2090885292577426123_n

Code Club Brasil:Vocês já possuíam experiência trabalhando com crianças?

Raphael Schlic:Já trabalhei como professor de matemática, minha área de formação. Trabalhei na rede pública e privada com alunos do ensino fundamental II e ensino médio

Caio Oliveira:Essa foi apenas a minha segunda experiência no ensino com crianças. A primeira foi no meu intercâmbio para a cidade de Piura, no Peru, onde eu dava aulas para crianças da zona rural da cidade. Ao comparar as duas realidades, notei uma diferença enorme, pois lá eu não tinha sala e cadeiras para todos, e praticamente todos os alunos nunca tinham visto um computador, o que tornou a aula bem mais difícil, mas trouxe um desafio ainda maior de adaptação e jogo de cintura. Já aqui no projetowww.codeclubbrasil.org/faq, todos os alunos possuem computadores e conhecimento prévio para sua utilização, tornando assim meu trabalho muito mais fluído e objetivo, mas também trazendo grandes desafios e aprendizados, pois toda criança possui um grande ímpeto e vontade de fazer as coisas acontecerem muito rápido, então conter tudo isso exige um trabalho de muito planejamento, criação de alternativas e flexibilidade.

10710642_713560075359517_6088643798473978229_n

Code Club Brasil:O que conseguem observar da relação dos alunos com o conteúdo e o método das aulas?

Caio Oliveira: Bom, para mim é um grande prazer ensinar programação de games, porque o interesse das crianças já aparece logo que apresento o conteúdo do curso. Então o engajamento deles com o conteúdo é muito natural e desperta toda a criatividade e vontades que eles possuem de fazer algo novo e grandioso. Em alguns momentos eles se frustram por ser mais difícil do que eles pensavam ou não acharem o modo certo de fazer as coisas, mas eu acredito que deixá-los errar, tentar de novo e se desafiar a querer ultrapassar aquele obstáculo é o que torna o projeto tão relevante e enriquecedor.

10710785_713560235359501_9000532622043461389_n

O que acha de também começar um clube? Comece já os contatos com locais que possam abrigar a atividade, voluntários que possam ser instrutores e fique à vontade para tirar qualquer dúvida sobre o projeto através do [email protected] e pelo www.codeclubbrasil.org/faq!

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário