Voluntários Code Club Brasil

Notícias, ferramentas, materiais e muito mais!

CodeClub no Complexo do Alemão

Fala pessoal, tudo bem?

Meu nome é Felipe Fernandes, carioca, sou um dos voluntários do projeto e vou contar um pouquinho da meus primeiros passos sobre a experiência de ministrar uma oficina CodeClub.

Há pouco mais de 2 meses (em junho, mais ou menos) eu encontrei o projeto enquanto estava pesquisando sobre metodologias diferenciadas para ensino de programação. Não restringia a pesquisa à idades, e conhecia algumas ferramentas (como o Rur-Ple) que facilitariam o ensino. E durante minha pesquisa conheci o projeto a partir de uma das matérias que saiu no Mashable e outro no Techcrunch. Corri lá e busquei ler bastante sobre como funcionava o projeto e vi alguns vídeos, um deles de um outro projeto chamado Code.org (bem legal também!). Na época, também percebi que parte do material didático estava traduzido para Português, e me movimentei para tentar ajudar de alguma forma. Afinal, o projeto era muito bacana e queria fazer parte dele. Foi então que achei o Everton, que já havia cadastrado o dominio e estava no momento de preparação do material para realizar o projeto aqui no Brasil. Ajudei com algumas traduções e paralelamente apresentei o CodeClub no projeto socio educativo que trabalho no Complexo do Alemão, a Praça do Conhecimento Nova Brasília. O corpo docente foi muito receptivo e a direção executiva do projeto também, e me cederam um dos laboratórios e também articularam com um colégio municipal próximo para levar os alunos nos seus respectivos contra-turnos (quem estuda de manhã, vai ao CodeClub a tarde e vice versa).

fotoE dia 11 de setembro rolou o primeiro CodeClub no Complexo do Alemão oficialmente. A experiência e a receptividade foi muito bacana dos pequenos. No início, apresentei o projeto fazendo uma introdução bem curtinha e parti para o passo a passo de criação dos logins deles no Scratch Online, demoramos um pouquinho pois apesar de todos terem experiência com internet e computadores tiveram dificuldades para preencher o formulário (principalmente na parte de escolha do apelido e a senha).

Com logins e senhas criadas, iniciei a lição 1, procurei explicar as lógicas fazendo analogia a teatro, mas não funcionou muito bem pois a grande maioria dos alunos, nunca tinha ido ao Teatro, então troquei por algo mais acessível: Novelas.

Desafio inicial superado, a galerinha participou ativamente. Fizemos bem devagarzinho o passo a passo da criação do jogo do Hebert (rato) e Félix (gato), na ocasião eles escolhiam os nomes de seus gatos, ratos e o cenário. E finalizamos a aula com o joguinho funcionando sem o sistema de pontuação.

Ainda há muito desafio pela frente, como dar cada vez mais autonomia e visão crítica à eles, adaptar os exemplos/lições às realidades locais e etc. Mas não há dúvidas de que é uma experiência gratificante e tenho a expectativa de que o CodeClub ajude a mudar a realidade deles pra melhor.

Nossos encontros acontecem todas quartas feiras, quem quiser ir conhecer será muito bem vindo!

É isso aí. Semana que vem tem mais!

Abraços,
Felipe Fernandes

This entry was posted in Diário voluntário and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Deixe um comentário