Voluntários Code Club Brasil

Notícias, ferramentas, materiais e muito mais!

Conheça a Makey Makey Mini

Hoje, a Makey Makey já possui um parente chamado Makey Makey Go, a última versão da nossa interface favorita feita especialmente para que objetos comuns sejam controlados a partir de computador.

O novo produto, que é parecido com um pen drive, é o segundo produto desenvolvido por Jay Silver and Joylabz, que lançou há exatamente três anos atras, no início de 2012. A nova versão se destaca pelo baixo custo – será vendido a $19 Obamas no Kickstarted com previsão de envio para Novembro. O desenvolvedor planeja continuar a vender o Makey Makey original com o nome de Makey Makey Classic ao preço de $49 Obamas.

“Nos últimos três anos eu estive pensando, Makey Makey não é tão simples quando poderia ser”, disse Silver em entrevista ao site Make, e complementa: “Com o Makey Makey Go nós procuramos fazer algo que pudesse estar sempre com você, o mais simples de usar possível”.

Como funciona?

Para aqueles que já tem familiaridade com a Makey Makey (Classic), imagine a Go como sendo uma versão menor, mais simples e mais barata que a original. Você pluga a placa diretamente na porta USB do seu computador (Mac, Windows ou Linux). A partir da perspectiva do computador, a Makey Makey Go se apresenta como um Teclado USB Genérico ou um Mouse.

Mas ao invés de haver um botão de mouse, a plaquinha esperta oferece um local para conectar um conector jacaré (daqueles pequenininhos), inclusos no kit, que podem ser ligados a qualquer material que conduza energia, permitindo que o objeto atue como um clique de mouse, uma barra de espaço ou qualquer tecla que você fizer o mapeamento.

Ao longo destes três anos de projetos Makey Makey você pode encontrar facilmente na Internet uma excelente documentação e mais variados exemplos. Um exemplo (e um dos mais famosos) é o Banana Piano, você pode encontrar outros muito legais nesse link (http://makeymakey.com/gallery/)

Posicionados entre a conector USB e o local de “clipar” os grampos jacaré (essa palavra existe? rsrs), você ainda vai encontrar dois botões capacitivos. Um deles é um botão de Play, usado para ativar a placa. O outro botão que tem o desenho de uma espécie de engrenagem é usado para configurar a placa, configurando que tecla será mapeada para o Makey Makey usar.

O padrão é que qualquer material conectado ao Makey Makey Go seja interpretado como um clique do mouse. Um toque simples no botão de engrenagem e você troca o mapeamento para a barra de espaço, por exemplo. E se você segurar a tecla de engrenagem permite que você possa configurar qual tecla será utilizada como interface de iteração.

O Co-fundador Jay Silver explica a decisão de fazer uma placa mais simples dizendo: “Mesmo com as limitações do número de entradas possíveis, isso amplia as possibilidades de uso pois é muito mais fácil de começar no movimento Maker”.

Ainda há espaço para os clássicos

Apenas porque a novidade do momento é o irmão mais novo “Makey Makey Go”, não quer dizer que a Makey Makey será descontinuada. A maior vantagem da placa versão Classica é sua oferta generosa de 12 possibilidades conexão com os clipes jacaré. Por causa dessa caracteristica se você procura desenvolver um controle mais completo para seu projeto, como o Banana Piano, o Makey Makey Classic ainda é a melhor opção.

Dependendo do número de portas USB que estão disponíveis no seu computador, você pode plugar mais de um Makey Makey Go, adicionando assim um número extra de possibilidades de controle, mas o número de entradas possíveis com o modelo Classico vai ser dificil de bater por $49 Obamas.

Um novo público à vista

A Makey Makey Go é tão um produto novo quando uma nova abordagem, ambas placas compartilham do mesmo princípio: Tranformar objetos do nosso dia a dia em controles para um meio digital. E enquanto alguns irão vibrar com o caçula da familia Makey Makey por seu tamanho, acreditamos que a caracteristica mais atraente é mesmo o precinho de $19 Obamas.

Desde o ínicio de sua campanha no Kickstarted há três anos, o Makey Makey original tem se popularizado entre Makers, crianças e entusiastas. Bom, e $49 Obamas, ainda mais nessa época de dólar alto, não é uma quantia trivial de dinheiro a ser gastos, né?

Mas a $19 doletas a plaquinha é uma proposta diferenciada, permitindo que um novo público seja contagiado pelo espírito Maker. Por um valor que podem ser gastos para utilização para educação tecnológicas em escolas ou mesmo em casa.

E você já usou o Makey Makey? Conte aí nos comentários o que você já inventou.

fonte: http://makezine.com/2015/05/11/smaller-slicker-makey-makey-go-coming-soon-19/
This entry was posted in Notícias and tagged , , . Bookmark the permalink.

One Response to "Conheça a Makey Makey Mini"

Deixe um comentário