Voluntários Code Club Brasil

Notícias, ferramentas, materiais e muito mais!

Contribuindo com a tradução [atualizado]

Oi pessoal,

Algumas pessoas entram em contato com muita vontade de contribuir com o CodeClub, muitas delas na parte da tradução das lições, e ficam meio perdidas quando descobrem que são feitas a partir de um sistema de versionamento, no caso, o Git, que permite ao usuário juntar sua contribuição com as dos demais usuários em um único lugar, no GitHub, que é o sistema de repositórios online. Pensando nisso, eu tentei fazer um micro-tutorial com os primeiros passos para entender o que é e como se interage com esse sistema. E não se preocupe, pode parecer dificil no inicio, mas depois que se aprende os termos (na prática) tudo fica mais fácil. Vamos lá?

github social coding

Para começar, você precisa ter um usuário e senha no GitHub (https://github.com/).
Faz lá e volta, eu espero. 🙂

Depois, você precisará instalar o Git no seu computador que tem neste link (http://git-scm.com/downloads).

Com a ferramenta de manipulação instalada (o Git), facilitará bastante ter em mãos um GUI, ou seja, um programa que auxilia nas operações com os arquivos e pastas. Você encontra uma lista com algumas opções para diversos sistemas operacionais (Windows, Mac, Linux e Solaris), no link (http://git-scm.com/downloads/guis)

Agora, você tem um usuário cadastrado no GitHub, o Git instalado e o Cliente (programa), vamos a alguns termos mais comuns:

Repository ou Repo ( repositório) – É o nome que é dado ao diretório virtual online.

Branch –  É uma versão paralela do repositório. Nele tem todos os arquivos do repositório, mas alterações não afetam o repositório original (primário ou master branch) permitindo que você trabalhe em alterações sem afetar a versão final (ou estável). Quando você faz alterações e quer publicá-las como versão final, basta executar um Merge (junção).

Clone – É uma cópia de um repositório que está no seu computador e não no servidor.

Commit ou Revisão – São as modificações do arquivo (de um ou vários). Os Commits são identificados por um código único chamado de “SHA” ou “hash”. E são acompanhados de uma descrição das alterações efetuadas.

Fork – É uma cópia pessoal de um repositório de outro usuário que está vinculado a sua conta. O recurso permite que você faça mudanças livremente.

Pull – Baixa as últimas alterações feitas no repositório remoto para o seu repositório local

Pull Request – É uma ação similar ao Pull, a diferença é que você precisará ser aprovado pelo administrador do repositório Git.

Push – Faz o inverso do Pull, envia do local para o remoto.

Para ver mais termos utilizados, você pode acessar aqui (https://help.github.com/articles/github-glossary) (em inglês)

Pronto! Agora que você sabe sobre o programa e alguns termos. Para manipular as traduções basta seguir o passo a passo:

  1. Aqui está o link do repositório do CodeClub Brasil: http://github.com/CodeClubBrasil/
  2. Escolha a opção scratch-curriculum no link (https://github.com/CodeClubBrasil/scratch-curriculum). Lá você vai conseguir ver a lista dos arquivos.
  3. Clone o link acima para seu computador.
  4. No seu computador, faça as alterações necessárias.
  5. Faça o commit das alterações, e sincronize com o ambiente online. (Não esqueça de descrever o que foi modificado, ok?)
  6. Verifique online (https://github.com/CodeClubBrasil/scratch-curriculum) se está tudo certinho, e pronto!

Como você pode ver qualquer um pode contribuir com o CodeClub. Mas se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco através do nosso Fórum (http://voluntarios.codeclubbrasil.org/forums/forum/traducao-de-material/), ou por email ([email protected]).

[Atualização]
Encontrei um programa pro Mac (OSX) que é rápido e bem fácil de usar o Mou (http://mouapp.com/). Com ele você consegue ver o resultado enquanto edita o arquivo .md (Markdown) das lições publicadas no Git. Depois é só salvar, e fazer o commit como expliquei acima. 🙂

Abraços!
Felipe Fernandes

 

This entry was posted in Tutorial and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe um comentário