Contribuindo com a tradução [atualizado]
Oi pessoal,
Algumas pessoas entram em contato com muita vontade de contribuir com o CodeClub, muitas delas na parte da tradução das lições, e ficam meio perdidas quando descobrem que são feitas a partir de um sistema de versionamento, no caso, o Git, que permite ao usuário juntar sua contribuição com as dos demais usuários em um único lugar, no GitHub, que é o sistema de repositórios online. Pensando nisso, eu tentei fazer um micro-tutorial com os primeiros passos para entender o que é e como se interage com esse sistema. E não se preocupe, pode parecer dificil no inicio, mas depois que se aprende os termos (na prática) tudo fica mais fácil. Vamos lá?
Para começar, você precisa ter um usuário e senha no GitHub (https://github.com/).
Faz lá e volta, eu espero. 🙂
Depois, você precisará instalar o Git no seu computador que tem neste link (http://git-scm.com/downloads).
Com a ferramenta de manipulação instalada (o Git), facilitará bastante ter em mãos um GUI, ou seja, um programa que auxilia nas operações com os arquivos e pastas. Você encontra uma lista com algumas opções para diversos sistemas operacionais (Windows, Mac, Linux e Solaris), no link (http://git-scm.com/downloads/guis)
Agora, você tem um usuário cadastrado no GitHub, o Git instalado e o Cliente (programa), vamos a alguns termos mais comuns:
Repository ou Repo ( repositório) – É o nome que é dado ao diretório virtual online.
Branch – É uma versão paralela do repositório. Nele tem todos os arquivos do repositório, mas alterações não afetam o repositório original (primário ou master branch) permitindo que você trabalhe em alterações sem afetar a versão final (ou estável). Quando você faz alterações e quer publicá-las como versão final, basta executar um Merge (junção).
Clone – É uma cópia de um repositório que está no seu computador e não no servidor.
Commit ou Revisão – São as modificações do arquivo (de um ou vários). Os Commits são identificados por um código único chamado de “SHA” ou “hash”. E são acompanhados de uma descrição das alterações efetuadas.
Fork – É uma cópia pessoal de um repositório de outro usuário que está vinculado a sua conta. O recurso permite que você faça mudanças livremente.
Pull – Baixa as últimas alterações feitas no repositório remoto para o seu repositório local
Pull Request – É uma ação similar ao Pull, a diferença é que você precisará ser aprovado pelo administrador do repositório Git.
Push – Faz o inverso do Pull, envia do local para o remoto.
Para ver mais termos utilizados, você pode acessar aqui (https://help.github.com/articles/github-glossary) (em inglês)
Pronto! Agora que você sabe sobre o programa e alguns termos. Para manipular as traduções basta seguir o passo a passo:
- Aqui está o link do repositório do CodeClub Brasil: http://github.com/CodeClubBrasil/
- Escolha a opção scratch-curriculum no link (https://github.com/CodeClubBrasil/scratch-curriculum). Lá você vai conseguir ver a lista dos arquivos.
- Clone o link acima para seu computador.
- No seu computador, faça as alterações necessárias.
- Faça o commit das alterações, e sincronize com o ambiente online. (Não esqueça de descrever o que foi modificado, ok?)
- Verifique online (https://github.com/CodeClubBrasil/scratch-curriculum) se está tudo certinho, e pronto!
Como você pode ver qualquer um pode contribuir com o CodeClub. Mas se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco através do nosso Fórum (http://voluntarios.codeclubbrasil.org/forums/forum/traducao-de-material/), ou por email ([email protected]).
[Atualização]
Encontrei um programa pro Mac (OSX) que é rápido e bem fácil de usar o Mou (http://mouapp.com/). Com ele você consegue ver o resultado enquanto edita o arquivo .md (Markdown) das lições publicadas no Git. Depois é só salvar, e fazer o commit como expliquei acima. 🙂
Abraços!
Felipe Fernandes