Voluntários Code Club Brasil

Notícias, ferramentas, materiais e muito mais!

Lançamento do Code Club Brasil

O projeto Code Club tem como objetivo fornecer material e criar um elo entre escolas que querem ensinar programação e profissionais da computação que querem ajudar e não sabem como.

Dia 13 de junho, o projeto Code Club deixou de abranger unicamente o Reino Unido, para tornar-se um projeto global!
Mas para que o projeto seja um sucesso no Brasil assim como tem sido no Reino Unido nós precisamos de ajuda, muita ajuda! Para disponibilizar mais material, divulgar, manter o website, etc.

As lições do primeiro curso de programação para crianças à partir de 9 anos já estão disponível em Português de maneira livre e gratuíta. E muito mais ainda está por vir.

Ensinar programação aos alunos do ensino médio e fundamental não é somente uma atividade importante para a sociedade mas também muito gratificante! Se ainda não estiver convencido, continue lendo este relato e você entenderá…

No inicio de 2013 me deparei com o vídeo do projeto Code.org, intitulado O que as escolas não ensinam. Imediatamente percebi que algo deveria ser feito. Minha primeira ação foi traduzir as legendas do vídeo para português para poder compartilhá-lo.

Esta idéia continuou na minha cabeça, comecei a procurar informações sobre o que já existia em termos de incentivo à programação e computação nas escolas. Descobri o projeto Code club, que consiste em criar grupos de estudos extra curriculares nas escolas que, ao invés de serem organizados por professores, são feitos por profissionais da computação.

Decidi que deveria usar parte do meu tempo livre para fazer algo. A idéia inicial era encontrar uma escola, perto do meu trabalho e sugerir a criação de uma atividade extra-curricular de programação.

Porém percebi que talvez os alunos que estão próximos do meu lugar de trabalho não sejam as que mais precisam. Afinal existem milhares de outros profissionais da área trabalhando na mesma região. Meu foco então mudou para a escola do Braga, pois afinal foi lá que estudei a maior parte da minha infância. Provavelmente eu seja um dos poucos ex-alunos que decidiu fazer computação. Por isso, se existe um lugar onde eu deveria ajudar a introduzir computação aos alunos, este lugar seria a Escola Santo Pazini.

A preparação foi enorme: entrar em contato com o Code Club, pedindo autorização para utilizar o material; criação de legendas para vídeos; preparação do material e apresentação. Não me arrependo de nem um segundo passado preparando a minha ida à escola.

Na minha primeira apresentação estava bastante apreensivo, não tinha idéia da reação dos alunos, nem se a palestra era adaptada à faixa etária. Eram alunos da quinta e sexta série. Comecei lembrado da época da escola, e contando o meu percurso, com curiosidades sobre a vida na França. Os alunos estavam muito curiosos, riram e se divertiram e para a minha surpresa houve muita interação. Depois desta primeira parte mais descontraida, continuei a palestra falando sobre a evolução da informática nos últimos anos, para mostrar a eles como a tecnologia evolui de maneira extremamente rápida e que a escola não tem condições de acompanhar este rítmo. E aproveitei para salientar o quão importante é aprender como um computador funciona, como criar sites, jogos e aplicativos e não somente aprender a usar computador.

Acabei a palestra com um convite para as oficinas, onde os alunos aprenderam a programar um jogo. Nesta oficina eles esbanjaram criatividade!
Eis alguns projetos realizados por eles:
http://scratch.mit.edu/projects/10714340
http://scratch.mit.edu/projects/10714376
Everton Hermann

This entry was posted in Diário voluntário and tagged , . Bookmark the permalink.

2 Responses to "Lançamento do Code Club Brasil"

Deixe um comentário