Voluntários Code Club Brasil

Notícias, ferramentas, materiais e muito mais!

Mais um Code Club criado, desta vez em Brasília!

Falta de recursos, de tempo para procurar um local adequado para as aulas e a insegurança em encarar uma sala cheia de “ferinhas”. Esses são alguns dos principais problemas encontrados na criação de um Code Club.

Com o voluntário Eduardo Leonne, de Brasília, não foi diferente. De uma maneira didática, ele nos conta abaixo os principais obstáculos enfrentados e todo o árduo mas prazeroso caminho até criar um Code Club em uma igreja em Brasília. Vale a leitura.

Olá povo. Tenho boas notícias. Finalmente abrimos um Code Club aqui em BSB! Foi quase um ano buscando recursos mas finalmente o projeto saiu.

Quando li sobre o projeto, busquei formas de implementá-lo mas esbarrei na falta de recursos. As escolas daqui até que tem interesse, mas não tem espaço aos sábados. Levei a ideia até o pastor de minha igreja que se mostrou muito interessado. Na época, ele nos forneceu a sala e alguns computadores muito surrados recebidos de uma doação há muitos anos.

Tínhamos ainda que comprar mesas. Como a igreja é pequena e não aceitamos nenhum tipo de ajuda política, levou um tempo para comprar as mesas e colocar os PCs velhos para funcionar. Durante o último mês, fiz um esforço pessoal e consegui comprar novos teclados e um computador.

Ainda não temos os 12 PCs, temos 6, mas dentro da primeira turma formada existem exatamente 6 alunos que possuem notebook. Ainda não temos internet na sala e por isso estamos utilizando a versão offline.

Inicialmente abrimos o curso para as crianças da igreja, mas a ideia é que o mesmo seja aberto para toda comunidade. Eu preferi restringir neste primeiro momento para tornar as coisas mais fáceis. Como ainda não temos nenhuma estrutura de controle, fica complicado assumir a segurança das crianças. Neste momento eu conheço pessoalmente os pais de cada guri na sala.

Bom, sábado passado eu dei a primeira aula. Devido a um problema de comunicação apenas metade da turma compareceu. Quinta-feira eu dei a mesma aula para os que não compareceram no sábado. Amanhã será o primeiro dia full.

Estou tendo dificuldades na parte didática, mas isso já era esperado. Não tenho nenhuma experiência dando aula, ainda mais para crianças. Já encontrei alguns desafios, principalmente com os mais afoitos. Creio que daqui em diante será uma jornada dupla: eles aprendendo um pouco sobre programação e eu aprendendo como ensinar. Tenho certeza que vai ser desafiador, mas também divertido.

foto-1

Se você também passou por algumas destas etapas ou tem alguma experiência diferente, conte pra gente nos comentários ou no grupo do Code Club no Facebook. A sua história pode ajudar quem está passando por algum problema parecido ou motivar novos voluntários e ser a semente de novos Code Clubs pelo Brasil 🙂

This entry was posted in Diário voluntário and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe um comentário