Nível 2

Corrida no deserto

Introdução: Este jogo é para dois jogadores. Você corre com um papagaio e um leão através do deserto. Cada jogador tem que pressionar uma tecla o mais rápido que puder para mover seu animal. Ganha quem chegar primeiro à borda da tela .



PASSO 1: Criando a cena e adicionando personagens

  1. Clique no palco, e adicione o pano de fundo do deserto.
  2. Adicione um novo ator, selecione o leão que você vai encontrar na pasta animais.
  3. Adicione outro ator, selecione o papagaio que você vai encontrar também na pasta animais.

Passo 2: Faça o leão e o papagaio correrem

O personagem deve andar quando pressionarmos uma tecla.

  1. Primeiro, selecione o ator leão e crie o roteiro para fazê-lo mover quatro passos quando você pressiona a tecla ‘L’.

    quando a tecla [ l ] for pressionada
    mova (4) passos
    
  2. Em seguida, selecione o papagaio e crie o roteiro para mover quatro passos quando pressionar a tecla ‘P’.

    quando a tecla [ p ] for pressionada
    mova (4) passos
    

Teste o projeto

Clique na bandeira verde. O leão e papagaio andam pela tela quando você pressiona ‘A’ e “P”?

Salve o projeto

PASSO 3: Começando a corrida

Nós precisamos de uma maneira de começar a corrida e também de saber quem ganhou. Primeiro vamos criar um botão “começar”.

  1. Adicione um novo ator para o botão, clicando em escolher ator do acervo e adicione o button 2 que está dentro da pasta “coisas”. Renomeie o objeto para botão.
  2. Edite a fantasia do botão, adicione o texto ‘começar’. Mova o botão para o meio do palco.
  3. Agora adicione o o roteiro para fazer aparecer o botão quando o jogo for iniciado:

    quando clicar em BANDEIRA 
    mostrar
    
  4. Quando clicarmos no botão vamos fazer uma contagem regressiva começando em 3. Em seguida, dizer corra! e finalmente desaparecer. Adicione um outro outro roteiro ao botão, contendo os seguintes blocos:

    quando este ator for clicado
    diga (3) por (1) segundos
    diga (2) por (1) segundos
    diga (1) por (1) segundos
    diga (Corra!) por (1) segundos 
    esconder
    

Teste o projeto

Clique na bandeira verde.

Quando você clica, o botão faz contagem regressiva antes de desaparecer?

Salve o projeto

Os jogadores só devem poder correr depois que a corrida começar. Nós também precisamos saber quando a corrida acabar. Para isso vamos usar variáveis.

  1. Adicione uma variável para todos os atores chamada correndo. Desmarque a caixa ao lado dela para que ela não apareça no palco.
  2. Agora mude correndo para 0 (zero) quando o projeto for executado pela primeira vez. Mude o roteiro que começa com o bloco quando clicar em BANDEIRA criado anteriormente, e modifique para que ele fique assim:

    quando clicar em BANDEIRA 
    mostrar
    mude [correndo v] para (0)
    
  3. Em seguida, mude a variável correndo para 1 (um) quando a contagem regressiva acabar.

  4. Agora é preciso que o leão e o papagaio possam se mover somente quando a variável correndo for 1. Clique no papagaio e adicione um roteiro que só deixa o papagaio mover se correndo = 1.

    quando a tecla [ p ] for pressionada
    se <[correndo v]= (1) >
        mova (4) passos
    fim
    
  5. Agora faça o mesmo para o leão.

Teste o projeto

Clique na bandeira verde.

O leão e o papagaio correm somente após o fim da contagem regressiva?

PASSO 4: Finalizando a corrida

Queremos saber quem ganhou a corrida e reiniciar o jogo quando acabar para que você possa jogar novamente.

  1. Adicione um roteiro para o papagaio que mude a variável correndo para 0 quando ele tocar a borda da tela.

    quando a tecla [ p ] for pressionada
    se <[correndo v]= (1) >
        mova (4) passos
        se <tocando em [borda v]?>
            mude [correndo v] para (0):
        fim
    fim
    
  2. Em seguida, o papagaio deve informar que ele ganhou a corrida. Grave um novo som para o papagaio, que será tocado quando ele ganhar. Clique Sons e depois em gravar para gravar o som a ser tocado se o papagaio vencer a corrida!

  3. Agora adicione blocos para tocar o som que você gravou e faça com que o papagaio diga que ganhou:

    quando a tecla [ p ] for pressionada
    se <[correndo v]= (1) >
        mova (4) passos
        se <tocando em [borda v]?>
            mude [correndo v] para (0)
            toque o som [gravação1 v]
            diga [O papagaio ganhou!] por (3) segundos 
        fim
    fim
    
  4. Repita os passos anteriores para o leão.

Teste o projeto

Clique na bandeira verde.

Você consegue pressionar o botão começar e correr com as teclas ‘P’ e ‘L’? Os personagens tocam o som da vitória e dizem se ganharam quando chega o fim da corrida?

Salve o projeto

PASSO 5: Reiniciando o jogo

Após a corrida terminar, é preciso comunicar aos outros personagens que a corrida acabou e recomeçar o jogo para que possamos jogar novamente.

O objeto vencedor deve enviar uma mensagem a todos anunciando que ele ganhou.

  1. Clique sobre o papagaio. Adicione um bloco que envia “terminou” após ele dizer que ganhou.

    quando a tecla [ p ] for pressionada
        se <[correndo v]= (1) >
        mova (4) passos
        se <tocando em [borda v]?>
            mude [correndo v] para (0)
            toque o som [gravação1]
            diga [O papagaio ganhou!] por (3) segundos 
            envie [terminou v]  a todos
        fim
    fim
    
  2. Agora precisamos adicionar o roteiro para ouvir a mensagem, e também mover o papagaio de volta para a posição inicial. O que acontece se você mudar o valor de x?

    quando receber [terminou]
    mude [x v] para (-175)
    
  3. Agora adicione o mesmo roteiro para o leão. Teste diferentes valores de x para certificar-se que leão e o papagaio estão na linha de largada.

  4. Também queremos colocar o leão e o papagaio na mesma posição quando o projeto é executado, então adicione o roteiro para que cada um se mova para o início quando a bandeira for clicada.

    quando clicar em BANDEIRA
    mude [x v] para (-175)
    
  5. Agora clique no ator “botão” e adicione os blocos para que ele reapareça quando receber a mensagem terminou.

Teste o projeto

Clique na bandeira verde.

Você consegue jogar com um amigo, um correndo com o papagaio pressionando ‘P’ e o outro com o Leão pressionando ‘L’?

Salve o projeto

Desafio: Adicionando um turbo

Teste o projeto

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Parabéns você terminou, agora você pode desfrutar do jogo!

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