Nível 2

Esmagando as baratas!


Nesta atividade nós vamos criar um jogo para caçar as baratas que vão aparecer no nosso cenário!




Passo 1: Preparando nosso cenário

Vamos começar escolhendo qual será o cenário de nossa caça, fique à vontade para escolher um cenário que seja diferente do quarto. Clique em palco e em escolher fundo do acervo.

Vamos precisar controlar também o tempo e o placar da partida. Portanto, crie duas variáveis: a contagem regressiva e o Placar.

Quando clicar em BANDEIRA
mude [contagem regressiva v] para [30] 
mude [Placar v] para [0]
repita até que ((contagem regressiva) = (0))
espere (1) segundos
adicione a [contagem regressiva v], (-1)
fim
pare [todos v]

Passo 2: Criando um objeto para a caça


Você irá criar um novo ator e lhe dará duas fantasias. Este ator será objeto escolhido para acabar com as baratas! No nosso exemplo era uma raquete, mas você pode desenhar qualquer coisa! Faça duas fantasias em que a primeira será do objeto parado e a segunda dele em ação (quando damos um clique com o mouse e ele desaparece com a barata!). A nossa raquete tem uma fantasia com a sua “grade” menor, assim, alternando entre as duas dá uma impressão de movimento!


Precisamos que o nosso objeto acompanhe o mouse e que alterne entre as fantasias quando clicado.

  quando clicar em BANDEIRA
  sempre
  vá para [ponteiro do mouse v]

  quando este ator for clicado
  mude para a fantasia [fantasia1 v]
  espere (0.2) segundos
  mude para a fantasia [fantasia2 v]

Passo 3: Criando as baratinhas

Você irá criar um novo ator para a baratinha. Então vamos importar a sua fantasia do acervo do Scratch. Vá em animais e escolha o beetle. É um besouro, mas nós podemos deixá-lo mais parecido com uma barata ao colorir manualmente!

Vamos criar uma variável velocidade apenas para esse ator. Nós queremos que a nossa baratinha apareça em um lugar qualquer, surpreendente e se movendo de maneira diferente a cada aparição. Por isso vamos escolher tudo isso de forma aleatória.

 quando clicar em BANDEIRA
 vá para x: (escolha número entre (-180) e (180)) y: (escolha número entre (-180) e (180))
 mude [velocidade v] para (escolha número entre (5) e (10))
 aponte para a direção (escolha número entre (45) e (90)) graus
 sempre
 mova (velocidade) passos
 se tocar na borda, volte

Depois de criada, a nossa barata fica se movendo pela tela, mas queremos adicionar um pouco mais de dificuldade e fazer com que ela desapareça e apareça eventualmente!

quando clicar em BANDEIRA
sempre
esconder
espere (escolha número entre (2) e (5)) segundos
mostrar
espere (escolha número entre (3) e (5)) segundos

Bom, agora nós temos uma baratinha que aparece aleatoriamente na tela e fica se escondendo e reaparecendo. Mas ainda precisamos que ela interaja com o nosso objeto:

quando clicar em BANDEIRA 
sempre 
se ((tocando em [Objeto v]) e (mouse pressionado?)) então 
esconder 
toque o som [pop v] 
adicione a [Placar v], (1)

Agora nós podemos clonar a nossa baratinha e deixar o jogo mais emocionante! Tente modificar alguma coisa nas outras baratas e deixar o seu jogo mais divertido!