Nível X

FlappyBat

Introdução: Neste jogo você precisará fazer o morcego não ser atingido das frutas voadoras. Por quanto tempo você consegue resistir?

PASSO 1: Criando o morcego

Vamos fazê-lo voar

  1. Crie um novo projeto no Scratch (Arquivo > Novo)
  2. Clique no Palco e abra a aba de Panos de Fundo. Em seguida clique em importar fundo da biblioteca e escolha Natureza > Woods
  3. Apague o gato (clique com o botão direito e selecione Apagar)
  4. Crie um Novo ator clicando em escolher ator da biblioteca. Em seguida escolha Animais > Bat1
  5. Clique no i azul e certifique-se que o ator só pode virar no sentido esquerda-direita.
  6. Agora crie o roteiro para que o Morcego voe toda vez que você apertar tecla espaço:

    quando clicar em BANDEIRA
    sempre
            se < tecla [espaço v] pressionada? > então
                    próxima fantasia
            fim
    fim
    

Teste o projeto

O morcego bate as asas quando você aperta a tecla ESPAÇO?

Salve o projeto

PASSO 2: Um pouco de realidade

Se o morcego pára de bater as asas o que deveria acontecer? Ele cair, certo? Este fenômeno ocorre graças a uma força que é chamada Gravidade.Já ouviu falar? Bom, ela é responsável por não permitir que o morcego (e a gente) fique flutuando como astronautas aqui no planeta Terra. Quem a descobriu a gravidade foi um senhor muito inteligente chamado Isaac Newton – pesquise e pergunte ao seu professor de ciências sobre outras coisas legais que ele fez. Agora vamos fazer nosso jogo reagir a um pouco de gravidade:

Criando variáveis

Vamos precisar de 3 variáveis (gravidade, aceleração e velocidade)

  1. Crie uma variável chamada Gravidade (apenas este ator apenas)
  2. Crie uma outra variável chamada Aceleração (apenas este ator apenas)
  3. Crie a última variável chamada Velocidade (para este ator apenas)
  4. Vamos adicionar novos blocos ao roteiro do Morcego, agora com os blocos de variáveis que nós acabamos de criar:

    quando clicar em BANDEIRA
    mude [velocidade v] para [12]
    mude [aceleração v] para [4]
    mude [gravidade v] para ([8] * [-1])
    sempre
            adicione (gravidade) a y
            se < tecla [espaço v] pressionada? > então
                    adicione ((gravidade) * (aceleração)) a y
                    próxima fantasia
            fim
    fim
    

Teste o projeto

O morcego ao começar o jogo, cai? Quando você aperta a tecla espaço o morcego voa?

Salve o projeto

PASSO 3: Adicionando os elementos voadores

Vamos dar um pouco de desafio ao nosso Morceguinho? Vamos adicionar algumas frutas voadoras para que o Morcego desvie:

  1. Crie um Novo ator clicando em escolher ator da biblioteca. Em seguida escolha Coisas > Watermelow
  2. Agora crie o roteiro para que a FRUTA voe de um lado ao outro da tela:

    quando clicar em BANDEIRA
    sempre
            mostre
            mude x para [200]
            adicione (escolha número entre [-100] e [120]) a y
            repita até que <(posicao x) < [240]>
                    mova [-10] passos
            fim
            esconda
            espere [-1] segundos
    fim
    

Teste o projeto

A fruta voa de lado ao outro da tela?

Salve o projeto

PASSO 4: Cuidado! Se encostar, perde!

Agora que já temos frutas voadoras, vamos adicionar um roteiro para quando o morcego encostar na fruta acabe o jogo.

  1. No roteiro do Morcego (sem excluir nada) adicione:

    quando clicar em BANDEIRA
    mude [velocidade v] para [12]
    mude [aceleração v] para [4]
    mude [gravidade v] para ([8] * [-1])
    sempre
            adicione (gravidade) a y
            se < tecla [espaço v] pressionada? > então
                    adicione ((gravidade) * (aceleração)) a y
                    próxima fantasia
            fim
            se < tocando em [watermelow v] ? > então
                    pare [todos v]
            fim
    fim
    

Teste o projeto

O Jogo para se o Morcego encosta?

Salve o projeto

PASSO 5: Adicionando pontuação

Para que nosso jogo fique mais legal, vamos criar um roteiro para adicionar uma regra de pontuação, que será a seguinte: A cada segundo que o Morcego ficar sem encostar em uma fruta, ele ganha um ponto. Mas atenção, se nosso personagem encostar em uma fruta acaba o jogo!

  1. Clique 2 vezes no palco.
  2. Vamos agora criar uma variável chamada Pontos para Todos os Atores
  3. É hora de configurar o nosso palco para que seja feita a contagem de pontos a cada segundo. Crie o roteiro para o Palco:

    quando clicar em BANDEIRA
    mude [Pontos v] para [0]
    sempre
            adicione a [Pontos v], [1]
            espere [1] segundos
    fim
    

Teste o projeto

A pontuação é zerada quando o jogo é iniciado? A cada segundo é adicionado 1 ponto?

Salve o projeto

Parabéns você terminou, agora você pode desfrutar do jogo!

Não esqueça que você pode compartilhar o seu jogo com todos os seus amigos e familiares clicando em Compartilhar no menu!

Desafio: Incremente seu jogo

Parabéns! Agora que você terminou o FlappyBat, inspirado no famoso Flappy Bird, que tal agora incrementar um pouco mais seu jogo. Ficou sem idéias? Aí vão algumas sugestões:

  1. Crie uma mensagem de fim de jogo
  2. Crie seu próprio cenário
  3. Adicione novas frutas
  4. Faça com que as frutas apareçam na posição Y aleatória
  5. Crie fases do jogo ao atingir pontuações multiplos de 10