Nível 1

Introdução à Programação

Programar é como criar uma peça de teatro.

Em uma peça de teatro…

..você precisa de atores para a interpretação dos textos. Além disso, você também precisa criar fantasias para eles.

Um ator pode interpretar diferentes papéis: um personagem, um animal, uma árvore, uma mesa, etc.

Como a apresentação da peça de teatro é feita em um palco, você pode usar panos de fundo para decorar o seu palco com o tema da sua peça.



Além disso você deverá criar um

roteiro para cada ator, com instruções sobre o que eles devem fazer. Algumas vezes até o palco pode precisar de um roteiro, para mudar de pano de fundo ou modificar o cenário.



E somente depois de ensaiar bastante você poderá apresentar a sua peça na escola ou aos seus amigos.

No Scratch…

Para programar nós vamos utilizar o Scratch (www.scratch.mit.edu).

No Scratch nós também temos um palco.



E podemos escolher diferentes panos de fundo .

Podemos inserir atores, e escolher diferentes fantasias.

No Scratch..

Cada ator tem o seu roteiro.



E juntando tudo isso você pode criar animações ou jogos.

Como em uma peça de teatro, é normal que no começo algumas coisas saiam erradas.

Programar é como ensaiar uma peça de teatro, é preciso passar um pouco de tempo corrigindo os erros.

Quando tudo estiver estiver no ponto, você pode compartilhar o seu trabalho com seus amigos ou familiares.

Criando meu primeiro jogo



Vamos criar um jogo com 3 personagens.

PASSO 1: Faça o cão latir

Abra o endereço seguinte para carregarmos a cena inicial.

http://tinyurl.com/clubintro

Mas antes de começar certifique-se que o Scratch esteja em Português. Se não for o caso clique no globo, em cima, no canto esquerdo da tela e escolha Português (Brasil).

Como foi dito anteriormente, o cão espera por 5 segundos, e começa a latir.

Clique no cão na área de atores (em baixo, no canto esquerdo), e em seguida arraste e encaixe os seguintes blocos na parte direita da tela:

        quando clicar em BANDEIRA
        espere (5) segundos
        sempre
            toque o som [dog1 v] até o fim

Teste o projeto

Salve o projeto

PASSO 2: Faça o papagaio voar

Da mesma maneira que o cão, o papagaio também deve esperar 5 segundos. A diferença é que em seguida ele deve começar a voar.

Clique no papagaio na área de atores (em baixo, no canto esquerdo), e em seguida arraste e encaixe os seguintes blocos na parte direita da tela:

        quando clicar em BANDEIRA
        espere (5) segundos
        sempre
            próxima fantasia
       fim      

A animação do papagaio batendo asas é feita intercalando diferentes fantasias, da mesma maneira que se faz com desenhos animados. Para ver as duas fantasias do papagaio, clique na aba “Fantasias” na parte superior da tela, entre “Roteiros” e “Sons”.

Teste o projeto

Salve o projeto

PASSO 2: Faça o papagaio seguir o ponteiro do mouse

Por enquanto, o papagaio apenas bate as asas, mas nós queremos que ele siga o ponteiro do mouse. Para isso devemos encaixar dois novos blocos. Um para ele apontar na direção do mouse e outro para ele andar 10 passos para frente.

Modifique o roteiro do papagaio para que ele fique assim:

        quando clicar em BANDEIRA
        espere (5) segundos
        sempre
            próxima fantasia
            aponte para [ponteiro do mouse v]
            mova (10) passos
        fim

Teste o projeto

Salve o projeto

PASSO 3: Faça o menino dizer algo

Nosso jogo está quase pronto. A única coisa que falta é o menino explicar como o jogo funciona. Por exemplo ele pode dizer algo como “Olá, quando o cão latir, ajude o papagaio a voar!”

        quando clicar em BANDEIRA
        diga [Olá, quando o cão latir, ajude o papagaio a voar! ] por (5) segundos

Teste o projeto

Salve o projeto

Parabéns, você acaba de criar o seu primeiro jogo! Não esqueça que voce pode compartilhar seu jogo com todos os seus amigos e família clicando em Compartilhar na barra de menu!