Nível 2

Jogo das Frutas

Introdução: Neste jogo temos três objetos que mudam de imagem. Para ganhar o jogo você deve fazer eles pararem mostrando a mesma imagem (como uma máquina caça-níqueis!).



PASSO 1: Criando um objeto que muda de fantasia

Vamos começar importando as imagens do jogo.

  1. Crie um novo projeto Scratch. Apague o gato clicando nele com o botão direito e em apagar.
  2. Importe um novo ator (Clique em importar ator da biblioteca).
  3. Escolha uma imagem de qualquer pasta. No nosso caso usamos Coisas/bananas1, mas você pode usar a imagem que quiser.
  4. Clique na aba Fantasias e importe mais duas fantasias, assim teremos três no total (Usamos Animais/bee1 e coisas/lego, mas você pode usar qualquer imagens mesmo).

Agora que temos algumas fantasias, queremos que o ator mude entre eles.

PASSO 2: Fazendo a mudança de fantasia

  1. Clique na aba Roteiros.
  2. Clique em Controle e arraste o bloco quando clicar em BANDEIRA para área à direita. Este será acionado quando clicarmos na bandeira verde.
  3. Encaixe um bloco sempre logo embaixo.
  4. Clique na bandeira verde no canto superior direito. Observe o contorno branco em nosso conjunto de blocos. Isso significa que nossos blocos estão sendo executados. Foi o clique na bandeira verde que desencadeia esta execução.
  5. Agora clique em Aparência e encaixe um bloco próxima fantasia dentro do bloco sempre.
  6. Como fazer para diminuir a velocidade em que mudamos de imagem? Clique em Controle e arraste um bloco espere 1 segundos.
  7. Ajuste o tempo de espera (um tempo de 0.1s parece bom). O que aconteceria se não tivéssemos o bloco espere?

    quando clicar em BANDEIRA
    sempre 
        próxima fantasia
        espere (0.1) segundos
    fim
    

Teste o projeto

Clique na bandeira verde.

As imagens mudam em uma velocidade aceitável?

Salve o projeto

Sugestões

Ajuste o tempo do bloco espere. Quais valores fariam o jogo ficar muito fácil ou muito difícil?

PASSO 3: Fazendo parar quando clicado

Excelente! Nós podemos fazer as fantasias do ator mudarem sem parar, mas como vamos fazer para que ele pare quando clicado?

  1. Crie uma nova variável clicando Variáveis ​​e criar uma variável. Dê o nome de parado e deixe marcado a opção para todos os atores, em seguida, desmarque a caixa ao lado de parado na área de roteiros para que ela não seja exibida no palco.
  2. Mude a variável parado para sim quando alguém clicar sobre a imagem. Para isso utilize o bloco quando este ator for clicado e o bloco mude parado para.

A nova sequência vai ficar assim:

    quando este ator for clicado         
    mude [parado v] para [sim]
  1. Agora precisamos fazer a imagem parar de mudar quando a variável parado é igual a sim. Clique controle e adicione um bloco se, então e use um novo operador igual (=) para testar se parado é igual a sim.

O resultado ficará assim:

    quando clicar em BANDEIRA
    sempre 
       se < (parado) = [nao]> então
            próxima fantasia
       senão
            pare [todos]
       fim
        espere (0.1) segundos
    fim
  1. Finalmente, encaixe um bloco mude [parado v] para [não] logo abaixo de quando clicar em BANDEIRA.

A sequência completa fica assim:

    quando clicar em BANDEIRA
    mude [parado v] para [nao]
    sempre 
       se < (parado) = [nao]> então
            próxima fantasia
       senão
            pare [todos]
       fim
        espere (0.1) segundos
    fim

Teste o projeto

Clique na bandeira verde, espere por um momento, em seguida, clique sobre a imagem.

As fantasias mudam antes de você clicar?

Os atores param quando você clica sobre eles?

Clique novamente na bandeira verde

Os atores param quando você posiciona o ponteiro do mouse sobre ele sem clicar (isso não deve acontecer)?

Ele para quando você clica em outro lugar do palco? Em algum outro lugar da janela do Scratch? Em algum lugar fora da janela do Scratch?

Salve o projeto

Passo 4: Criando os outros atores

Precisamos adicionar outros atores para fazer o nosso jogo!

  1. Duplique o ator 1 (sprite1) clicando com o botão direito sobre ele.
  2. Duplique-o novamente para termos três atores na tela.
  3. Posicione os atores para que eles fiquem em linha. Redimensione se necessário.

Teste o projeto

Clique na bandeira verde.

Todos os atores devem mudar de fantasia. Tente fazê-los parar na mesma imagem!

Salve o projeto

Sugestões

No Início todos os atores mostram a mesma fantasia ao mesmo tempo. Que tal você fazer os atores mudarem para uma fantasia aleatória quando a bandeira verde for clicada? Dica: tente escolher uma fantasia aleatória para cada atores quando o jogo é iniciado.

Parabéns, você terminou o jogo básico. Há mais coisas que você pode fazer. Dê uma olhada nestes desafios!

Desafio 1: Aumente a dificuldade do jogo

Mude a dificuldade do jogo de alguma maneira. Apenas fazer os imagens mudarem mais rápido não vale. Tente fazer algo mais criativo. Algumas idéias que você pode experimentar:

  1. Altere o número de fantasias de cada ator.
  2. Faça com que alguns atores tenham fantasias exclusivos (que nenhum outro tenha igual).
  3. Faça com que o intervalo entre as mudanças de fantasias seja diferente.
  4. Faça com que cada ator mude para uma fantasia aleatória e não para a próxima fantasia.

Divirta-se com as suas próprias ideias!

Toda vez que você faz uma alteração, pense se o o jogo ficou mais fácil ou mais difícil. O jogo é muito fácil ou muito difícil? Como você pode ajustar a dificuldade para que fique melhor?

Desafio 2: Faça o jogo ficar mais difícil ou mais fácil ao longo do tempo

Nem todas as pessoas tem a mesma habilidade para jogar. Como você poderia fazer o jogo ajustar sua dificuldade, dependendo do jogador?

Uma maneira é ajustar a velocidade da mudança de fantasia. Você pode criar uma variável chamada intervalo, para representar a duração do bloco espere () de cada objeto. Se o jogador ganha a rodada, a variável intervalo pode ser reduzida um pouco (para tornar o jogo mais difícil). Se o jogador perde a rodada, o intervalo pode ser aumentado um pouco (para tornar o jogo mais fácil).

Desafio 3: Detecte quando todos os atores pararem na mesma fantasia

O objetivo do jogo é clicar sobre os atores para que eles parem mostrando a mesma fantasia. Uma idéia seria o palco verificar quando você terminou de jogar e, em seguida, dizer se você ganhou ou perdeu, verificando se cada ator tem a mesma fantasia.

Em primeiro lugar, o palco precisa saber quando o jogo tiver acabado. Cada vez que alguém clica em um dos atores, o palco deve verificar se todos os atores já foram clicados. Modifique os blocos dentro do quando este ator for clicado de cada ator para que ele envie uma nova mensagem a todos, chamada por exemplo verifica fim.

O palco pode usar um bloco esta mensagem e verificar se as variáveis parado dos três atores valem “sim” para saber se o jogo acabou. Para isso, encaixe um bloco [parado v] de. Para obter este bloco, vá até a aba de sensores e utilize um bloco [coordenada x da posição v] de e mude “coordenada x da posição” para “parado”. Se a variável parado dos três tem valor de “sim”, sabemos que o jogo acabou e nós podemos verificar se o jogador ganhou.

Para fazer isso, podemos usar a mesma tipo de bloco [coordenada x da posição v] de, mas em vez de olhar a variável parado, iremos olhar a variável n° da fantasia e assim podemos comparar se Ator 1 tem a mesma fantasia que Ator 2, e se Ator 2 tem a mesma fantasia que Ator 3.

Para fazer isso, você precisa de um bloco se <> então para verificar cada variável, e dentro dele um bloco se entao… senão para ver se o jogador ganhou ou perdeu, comparando cada fantasia.

Deste ponto em diante, você pode anunciar o resultado do jogo usando um bloco envie a todos e receber esta mensagem em um outro ator.

Parabéns você terminou, agora você pode desfrutar do jogo!

Não esqueça que você pode compartilhar o seu jogo com todos os seus amigos e familiares clicando em Compartilhar no menu!