Nível 5

Máquina de som: Gravador

Crie duas novas listas de variáveis (para todos os atores). Chame uma delas de instrumento e a outra de tempo.

Crie uma nova variável (para todos os atores) chamada gravação.

Para cada um de seus instrumentos (bateria, piano, cada som do gerador e etc), vocẽ precisará adicionar os seguintes itens ao bloco quando receber:

 se ((gravação) = (1))
 adiciona (cronômetro) a [tempo v]
 adiciona (gato) a [instrumento v]

Troque a palavra gato em “adicionar gato em instrumento” para combinar com a mensagem enviada quando é tocado cada som que você criou.

 quando receber [bateria v] 
 toque o tambor (48 v) por (0.2) batidas 
 se ((gravação) = (1)) 
 adiciona (temporizador) a [tempo v] 
 adiciona (gato) a [instrumento v] 
 fim 
 mude o tamanho para (110) % 
 espere (0.1) segundos 
 mude o tamanho para (100) %

Desenhe um novo ator e faça uma fantasia que seja um ponto vermelho. Chame esse ator de “Gravar”.



Cie um roteiro que mude gravação para 1 e delete tudo das listas instrumento e tempo quando clicado.

Teste seu projeto!

Tente clicar no botão gravar. O que acontece quando você toca um instrumento? Crie outro ator e dê a ele uma fantasia no formato de uma seta verde. Chame-o de “tocar”.



Crie uma nova variável chamada índice apenas para a variável tocar.

Agora precisamos fazer com que o nosso tocar realmente faça algo! Adicione esse roteiro para o ator tocar.

 quando [Tocar v] for clicado
 mude [índice v] para (1)
 mude [gravação v] para (0)
 zere cronômetro
 sempre
 se ((item (índice v) de [tempo v]) < (cronômetro))
 envie (item (índice) de [instrumento v]) a todos
 adicione a [índice v], (1)
 se ((índice) > (tamanho de [tempo v]))
 pare [todos v]

Teste seu projeto!

Aperte o botão verde, o que acontece? Agora clique no botão vermelho de gravação e toque alguns instrumentos. Quando tiver terminado, aperte o botão verde novamente. O que aconteceu? Toque mais um pouco sem pressionar o botão para gravação. Então pressione novamente o botão verde. O que acontece?