Nível 1

Introdução à Programação com Jogos

A oficina

Você pode acessar o roteiro da nossa oficina em www.tinyurl.com/ismartoficina.

Essa oficina é a junção das primeiras atividades do módulo 1 de Scratch utilizado pelo Code Club! Faremos um joguinho bem simples, mas que nos ajudará a começar aprender programação e estruturas que aparecem em vários jogos!

Até onde consigo ir com o Scratch?

Nós fizemos um joguinho bem simples, mas, apesar de simples, o Scratch é uma ferramenta que possibilita botar em prática idéias legais e mais complexas. Veremos alguns projetos de jogos famosos e como isso é possível!

Além disso, o seu aprendizado no Scratch é totalmente reaproveitado no aprendizado de outras linguagens de programação, pois você terá contato com as principais estruturas e componentes delas, como condicionais, estruturas de repetição e variáveis.

Remixando Projetos

Além de ver do que o Scratch é capaz, vamos aproveitar para apresentar a possibilidade de remixar um projeto. Isso significa que você pode encontrar um jogo legal no site do Scratch, clicar no botão “ver dentro” e ter acesso ao código exatamente como o autor escreveu. Além disso, você pode modificá-lo!



Ler, entender e modificar o código de outras pessoas é uma maneira bem legal de aprender programação ou técnicas específicas usadas em determinados programas, tire proveito dessa possibilidade no Scratch! Além disso, você pode simplesmente aproveitar a base de um jogo para criar outro diferente!

Alguns projetos para fuçarmos!

Dois jogos: www.tinyurl.com/ismartmario e www.tinyurl.com/ismartflappybird

Duas animações: www.tinyurl.com/ismartanimacao1 e www.tinyurl.com/ismartanimacao2

Projetos com um foco científico: www.tinyurl.com/ismartondas e www.tinyurl.com/ismartmoleculas

Quero continuar aprendendo: por onde seguir?

Aprender mais do Scratch: Você pode cadastrar-se como voluntário em nosso site (voluntarios.codeclubbrasil.org), basta um clique e logar com o Facebook, e acompanhar o nosso material por conta própria! As atividades possuem um formato parecido com essa atividade. Nosso segundo módulo em Scratch ainda não está revisado, mas você já pode usá-lo para aprender no seguinte link: http://tinyurl.com/ismartmodulo2. A última atividade desse módulo ensina a fazer um jogo no mesmo estilo do Super Mario. Após aperfeiçoar o seu conhecimento das estruturas de programação no Scratch, nós sugeriríamos que você mudasse a língua deste para o inglês, assim você conhecerá o nome que essas estruturas terão em outras linguagens já tendo aprendido como utilizá-las.

Quero continuar programando e aprender outras linguagens: Existe um infinidade de opções para se aprender programação na internet. Como dica, você poderia ter o Python ou o Processing (ver tinyurl.com/cursoprocessing) como a sua próxima linguagem de programação. Sugeriríamos que você desse uma olhada nos seguintes sites: programae.org.br/, code.org e codecademy.com/.

Conheça mais o Code Club Brasil!

Agradecemos a sua participação na nossa oficina! Conheça mais sobre o Code Club Brasil em nosso site: www.codeclubbrasil.org e acompanhar as novidades do projeto através da nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/CodeClubBrasil

Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo nosso e-mail: [email protected]!

Seguindo as nossas dicas você poderá em pouco tempo, inclusive, tornar-se um instrutor voluntário de um Code Club!