Nível 4

Criando o seu monstro: Braços

Um braço composto é feito usando dois atores, eles podem ser traiçoeiros para implementar, pois cada uma das duas partes do braço precisa saber onde a outra está para que eles não se separem e fique estranho. Isso é feito usando um cálculo matemático chamado trigonometria, que é regularmente usado na produção de jogos de video game, robôs e outras tecnologias legais. Nossa primeiro ator do braço é a parte superior, ela não é muito complicada, pois irá simplesmente ter seu centro de rotação junto ao ombro e irá se movimentar seguindo o corpo e todas as outras partes dele. Uma coisa que teremos que adicionar, entretanto, é definir a direção do braço como variável (veremos mais adiante).

     quando a tecla [espaço v] for pressionada
     gire cw (15) graus
     mude [braço esquerdo v] para <direção>
     envie [moveu v] a todos
     adicione [velocidade de movimento] a x

Esse próximo cálculo é usado para controlar a parte inferior do braço. É aqui que usamos trigonometria para calcular onde a parte inferior do braço deve estar posicionada. Você pode ter necessidade de ajuda para concluir essa parte, chame o instrutor, se precisar!

  quando receber [moveu v]
  vá para [ator3 v]
  vá para x: <(posição x) + ((45) * ([seno v] de (braço esquerdo)))> y:  <(posição y) + ((45) * ([cosseno v] de (braço esquerdo)))>

Antes de tudo, nosso braço irá atualizar quando o envie moveu é usado, mas você pode usar qualquer envie/receber contanto que a parte superior do seu braço esteja usando o mesmo. Depois a nossa parte inferior do braço posiciona-se no ponto central da parte superior do braço, esse deve ser o ponto em que o topo da parte superior encontra-se com o corpo (ombro). Imagine que enquanto a parte superior rotaciona em torno do corpo, nós desenhamos um círculo, primeiro de tudo: qual é o raio desse círculo? Bom, o nosso braço nesse exemplo tem em torno de 45 pixels de comprimento. Nós queremos então descobrir quais pontos em torno desse círculo a outra extremidade dessa parte do braço está e posicionar a parte inferior do braço lá. Nós usamos trigonometria para reposicionar a parte inferior do braço e criar um cotovelo.