Nível 4

Criando o seu monstro: Movimento

Ao longo da criação do seu monstro e dos seus vários atores, você precisará ter a certeza de que todos eles estarão se movimentando juntos. Ao invés de adicionar comandos para todos os atores você pode simplificar a anexar seus controles ao ator do corpo e usar o enviar para controlar qualquer outro ator.

Quando o seu ator de tentáculo (ou qualquer outro ator que esteja nessa função) recebe um moveu para direita via envie, nós podemos movimentá-lo para a direita também.

Em um corpo fantasma:

 quando a tecla [seta direita v] for pressionada
 adicione (velocidadeMovimento) a x
 envie [moveu para direita v] a todos

 quando a tecla [seta esquerda v] for pressionada
 adicione <(velocidadeMovimento) * (-1)> a x
 envie [moveu para esquerda v] a todos

Em um corpo com tentáculos:

 quando a tecla [seta direita v] for pressionada
 adicione (velocidadeMovimento) a x

 quando a tecla [seta esquerda v] for pressionada
 adicione <(velocidadeMovimento) * (-1)> a x

Usando o envie também possibilita que se quisermos mudar a maneira como os comandos de movimento funcionam, nós precisamos apenas mudar um conjunto de comandos. Dê uma olhada nesse exemplo:

  quando a tecla [seta direita v] for pressionada
  adicione (velocidadeMovimento) a x
  aponte para a direção (90 v) 
  se tocar na borda, volte
  se <não (tocando em [borda v]?)>
  envie [moveu para direita v] a todos
  envie [moveu v] a todos
  fim


  quando a tecla [seta esquerda v] for pressionada
  adicione <(velocidadeMovimento) * (-1)> a x
  aponte para a direção (-90 v) 
  se tocar na borda, volte
  se <não (tocando em [borda v]?)>
  envie [moveu para esquerda v] a todos 
  envie [moveu v] a todos
  fim

Aqui nós estamos dizendo para o corpo que ele fique de frente para a direção que ele está se movimentando (certifique-se de que a orientação do seu ator está definida como “apenas orientado para direita-esquerda”) e para parar e virar se ele colidir com a borda da nossa janela. Você irá também notar que nós colocamos o nosso envie dentro de um bloco se. Nós apenas queremos que as outras partes do corpo se movimentem se o corpo não estiver na borda da janela.

Se você decidir por adicionar qualquer animação para o movimento, veja se todos os movimentos associados tem a mesma duração, ou seja, se movimentar uma perna e braço dura 1 segundo por causa da animação, todos os outros movimentos restantes devem levar 1 segundo também (use o bloco espere para ter certeza que fiquem todos juntos!).

Você pode também animar o ator do seu corpo usando as mudanças de fantasia e ativar cada mudança toda vez que receber um aviso de movimento next costume quando

    quando receber [moveu para direita v] 
    próxima fantasia